PALAVRA APOSTÓLICA

Ultimate Responsive Image Slider Plugin Powered By Weblizar

Trigo! Mosto! Azeite – 21 Anos

31.12.2013! Vinte e um anos são passados desde que o Espírito de Yahweh tomou um pequeno grupo reunido em três dias de jejum absoluto, em Campos do Jordão. Eram funcionários e representantes do Ministério Palavra da Fé. Nosso primeiro jejum coletivo, durante o qual lemos todo o Novo Testamento. Ali recebemos Joel 2:24,26 a ser profetizado em 1993. Não tínhamos a mínima ideia do que este decreto geraria. Dele veio a estratégia de conquista da nação. O livro Jejum e a Redenção da Nação. Tantos atos proféticos! Cerca de dezoito meses depois estávamos organizando a INSEJEC (20.06.1994), que tem sustentado a tocha por todos estes anos. Ela mesma realizou um culto de 7 dias e 7 noites, fechando os 7 anos de jejum dos cerca de 10.000 intercessores que se alistaram para tanto. Quatorze anos depois cumprimos doze dias de jejum tocando os cinco sentidos, consagrando-os para a glória de Deus. Se sete é o número que fala de completude, doze fala de governo. E o primeiro governo que precisamos exercer, é sobre nós mesmos, começando com os sentidos, tão cobiçados por Satanás.

Terminamos o jejum em Campos do Jordão, sentados no chão, em volta dos elementos da Ceia do Senhor. Uma pequena família! A Família Palavra da Fé. Também tínhamos azeite, pois todos fomos ungidos. Algo inusitado ocorreu. A casa se encheu de cheiro de peixe assado. Examinamos as janelas, escada, mas o cheiro estava apenas onde nos encontrávamos sentados. Espiritualmente é como se Jesus tivesse vindo servir-nos uma refeição. Terminada a Ceia estávamos cheios de gozo e com a sensação de que havíamos jantado. Dali partimos para proclamar sobre a nação: “as eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de mosto e de azeite.”

Fecha-se hoje um ciclo de três sete. Como descrevemos na palavra apostólica para 2013, podemos também dizer que o número vinte e um fala de um limite pleno de tempo. Sendo Palavra eterna do nosso Deus, nunca perderá sua validade. Agora, porém, somos chamados a centrar-nos no foco do novo comando a nós confiado: Família! Geraremos esses elementos – trigo, vinho e azeite em nossas famílias. Só assim teremos o Altar de Deus restaurado.

A TOCHA DA RESTAURAÇÃO DO ALTAR DE DEUS NA FAMÍLIA

Trazemos à memória a Palavra de Yahweh, exortando a que sejamos diligentes em sua observância. Façamos um balanço. Fomos diligentes no sem cumprimento durante 1023? Se não, precisamos nos arrepender e renovar nosso pacto de fidelidade ao que Deus nos confia. É honra e privilégios sermos comissionados. Um Rei só entrega comissões importantes a quem é digno de confiança e fiel.

DECLARAMOS:

Um ciclo de sete anos (2012– 2018) RESTAURAÇÃO DO ALTAR DE DEUS NA FAMÍLIA!

DECRETAMOS um jejum de sete anos no espírito do comando profético: “Santificai um jejum, convocai uma assembleia solene, congregai os anciãos, e todos os moradores desta terra, na casa de YHWH vosso Deus, e clamai a YHWH” (Joel 1:14). “Tocai a trombeta em Sião (INSEJEC), santificai um jejum, convocai uma assembleia solene. Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai as crianças, e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva do seu aposento. Chorem os sacerdotes, ministros de YHWH, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa a teu povo, ó YHWH” (Joel 2:15-17a).

Vigiemos para que este comando seja cumprido:

- Motivar cada discípulo a dar um dia de jejum por semana por esse propósito

- Manter a tocha do entusiasmo e motivação acesos

- Prover encontros de oração específicos pelas famílias

PROPÓSITO: A restauração da Família, começando pelo estabelecimento do culto doméstico de forma regular e consistente, a partir do primeiro dia do casamento, durante a vida dos filhos em casa e depois de saírem, até o fim da existência daquela família.

SINAIS EM CASA: Colocar como um sinal de proclamação profética, em cada casa, em lugar de destaque, o trigo, vinho e azeite e profetizar nos cultos domésticos:

“Família (mencionar o nome da família), as tuas eiras estão se enchendo do trigo da Palavra de Deus, e os teus lagares estão transbordando do vinho novo do Espírito Santo e do azeite da unção que despedaça todo jugo. Estás comendo abundantemente, à mesa com o Pai, e te fartando, e louvando a YHWH teu Deus, que tem procedido para contigo maravilhosamente, e nunca mais serás envergonhada.” (Joel 2:24,26, parafraseado).

Ter dois quadros na parede: Um com os Dez Mandamentos e outro com Deuteronômio 6:4-9. As duas passagens devem ser memorizadas por todos os membros da família.

PROCLAMAMOS:

A família pertence a Cristo por direito de criação e de redenção.

Nada impedirá que o altar de YHWH seja restaurado em nossos lares.

O culto a Deus e o ensino de Sua Palavra começa em casa.

A primeira célula de evangelização é no lar.

O maior campo missionário começa nas casas, através de células familiares.

2014 - ANO DA PLENITUDE DA UNÇÃO

DECRETO: ISAÍAS 61:1-3

“Eis que o Espírito de Yahweh, o Soberano, está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para anunciar a Boa Nova aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, proclamar liberdade aos cativos e libertação do mundo das trevas aos prisioneiros da escuridão; Para anunciar a todos o ano aceitável de Yahweh, e o Dia da vingança no nosso Deus; para consolar todos os que andam tristes, E dar a todos os que estão de luto e amargurados em Sião, uma linda coroa em vez de cinzas; óleo de júbilo em vez de pranto, e um manto festivo de louvor em lugar de um espírito abatido. Eles serão chamados Carvalhos de Justiça, plantação de Yahweh para manifestação do esplendor da sua glória.”

1982! Começava a quinta geração de brasileiros. O Espírito de Yahweh vem sobre mim, pela imposição de mãos de Suzette, em Beira, Moçambique, depois de um alguns anos de intensa busca de um ministério sobrenatural. Enquanto estava deitada no chão, em silêncio, provando um nível de paz que não sabia existir, Suzette, suavemente cantava (em inglês), caminhando no quarto:

O Espírito de Deus / Sobre mim agora está / Prá curar quebrantados / Cativos libertar / Para abrir as prisões / E vista aos cegos dar / O Espírito de Deus / Sobre mim está.

Levantei-me do chão para trilhar um novo caminho, inteiramente desconhecido, em completa rendição, de fé em fé, para um ministério sobrenatural. Verdadeiramente o Espírito de Yahweh veio sobre mim e me ungiu. O resultado foi o novo ministério no Brasil que nos conduziu à INSEJEC. Agora Deus, em Sua soberania, enviar-nos-á Suzette Hattingh, fundadora de UMA VOZ NA CIDADE, que desenvolve um ministério miraculoso entre povos não alcançados e sacode a Europa com uma palavra de avivamento a fim de ser canal de bênção para todos nós.
Exactamente neste ano de 2014, nosso decreto e tema trazem à memória de que o segredo de um ministério sobrenatural está na UNÇÃO DO ESPÍRITO SANTO.

Isaías 61:1-3

Caminhamos para nosso vigésimo primeiro aniversário. Desejamos a plenitude da unção para a qual viemos à luz, como Igreja. A redenção da Pátria é a visão que não se aparta dos nossos olhos. Viver o espírito que operava na Igreja em Jerusalém, é nossa vocação. Nossa missão: Ser uma comunidade de adoradores de Yahweh, evolvida na busca e salvação do perdido, para fazer dele um discípulo de Jesus Cristo, isto é, Sua reprodução, no caráter e na missão.

Neste ano preparatório, o decreto a ser gerado é de um significado extremo. Apresenta o Messias e seus papeis redentivos. Esta é uma mensagem messiânica de esperança para o povo de Deus que se encontrava sem rumo. Numa noite escura Deus promete a luz da libertação, vitória e renovo. No entanto a beleza do oráculo de Isaías não se encontra meramente no temporal. Ele capta a esperança do futuro Reino de Deus e a glória que se manifestaria com a vinda do Ungido, o Messias.

Importância do Texto:

Estamos diante de uma passagem da mais elevada importância. Este foi o texto que Jesus selecionou para seu primeiro sermão, pregado na sinagoga de Nazaré, onde Ele crescera. (Lucas 4:18-19)!

No capítulo quatro de Lucas Jesus é apresentado em seus primeiros dias de ministério. Após o baptismo nas águas e no Espírito Santo, a vitória na tentação do deserto, num dia de sábado, “conforme seu costume”, Ele se apresenta na sinagoga e lê de uma forma tão distinta que capta a atenção de todos, Isaías 61:1-3: “O Espírito de Yahweh, o Soberano, está sobre mim…” E revela: “Hoje se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir” (Lucas 4:21) .

“O Espírito de Yahweh o Soberano está sobre Mim”

A palavra “espírito” é muito interessante. Em hebraico é escrito “ruach”. Significa literalmente vento ou sopro, e vem da raiz do verbo “soprar ou respirar!” Este (Santo) Espírito é a própria respiração do Deus Todo-poderoso! Ele não só era Deus (e É Deus), mas tinha o próprio sopro de Deus sobre Ele.

Jesus operou o seu ministério no poder do Espírito de Deus! Jesus (o Homem-Deus) na sua humanidade dependeu do Espírito e do Seu Pai para tudo! Se Ele fez isso, com certeza devemos fazê-lo muito mais! Mas onde está o Espírito em referência a Jesus? Sobre Ele! A preposição “sobre” traduz o pequeno termo hebraico “al.” Significa primariamente “acima.” Pode significar, acima, sobre, ou até mesmo contra (no sentido de apoiar)! Soa como se o Espírito de Deus estivesse inteiramente sobre Jesus!

Em Jesus se encontrava a plenitude da unção do Espírito Santo. Ele tinha o Espírito sem medida, isto é, a atuação do Espírito em Sua vida era plena. “Porque aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus; pois não lhe dá Deus o Espírito por medida” (João 3:34).

Este versículo diz-nos que Jesus tinha o Espírito Santo sobre Si em um grau incomensurável! (De uma forma ilimitada!) E assim como Jesus disse que o Espírito Santo estava sobre Ele, podemos dizer que Ele está dentro de nós (por causa do sangue derramado de nosso querido Salvador)! “Não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1 Coríntios 6:19).

“Porque o SENHOR me ungiu”

Ungido: A palavra hebraica masah quer dizer literalmente “esfregar”, mas geralmente é usada para significar “ungir, consagrar.” A palavra ocorre 70 vezes no Antigo Testamento e é usualmente empregada para indicar separação para um ofício ou função específica. O Substantivo Messias (Mashiah) vem de masah e significa “ungido.” “O Ungido é designado e estabelecido publicamente para um status divino, com autoridade divina… isto implica em sua invencibilidade e proteção divina e em ser qualificado e equipado para a tarefa pelo Espírito do EU SOU!” (Notes de Waltke)

O azeite era usado para a unção no Antigo Testamento. Através dela eram estabelecidos os ofícios de rei, profeta e sacerdote. De todo os ensino Bíblico podemos destacar três coisas:

A unção é um elemento Divino de separação de alguém para uma determinada missão (Ex. 30:30)

Juntamente com a unção é conferida a habilidade Divina para o cumprimento da missão confiada (Ex 31:1-5).

A unção gera uma nova identidade de acordo com a missão a ser desempenhada (1 Sm 10:1,6,9).

Jesus possuía as unções de Profeta, Sacerdote e Rei. Tinha a PLENITUDE! O que é “plenitude?” Uma Experiência que nos leva a um clímax! Completude! Pleno! “É o estado daquilo que foi feito na totalidade, que atingiu a avaliação ou medida máxima.” Quando Paulo ora pelos Efésios, ressalta este conceito ao pedir que os discípulos possam “conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejam cheios de toda a plenitude de Deus.” (Efésios 3:19).

QUAL O PROPÓSITO DA UNÇÃO

Qualquer que seja o ângulo pelo qual de estude a unção na Bíblia, não há como fugir ao fato de que está relacionada à habilidade Divina para cumprir uma tarefa ou missão. Quando colocamos diante de nós a expressão, PLENITUDE DA UNÇÃO, como o rosto de 2014, precisamos ter uma visão clara do que queremos dizer.

Durante cinco dias do nosso período de doze dias de santificação, olhamos para o relacionamento de Jesus com o Espírito Santo como o padrão, o modelo a ser seguido por nós. Ressaltamos que Jesus nos transferiu sua vida e sua missão e, com esta, Sua habilidade para cumpri-la.

Nascidos do Espírito, cheios do Espírito e sendo guiados pelo Espírito, como um modo de viver, certamente levar-nos-à a um crescimento na imagem do Senhor Jesus. Seu caráter ir-se-á em nós aperfeiçoando. Todavia, o baptismo no Espírito Santo e a realização da obra de Deus no poder do Espírito, remetem-nos á missão de testemunhas de Cristo a um mundo perdido.

Queremos ver a plenitude da unção manifesta em nossos púlpitos, células, casas, classe, habilitando-nos a cumprir a Grande Comissão. Quase todos os presidentes de Igrejas locais estaremos reunidos em Bogotá, centrados em estratégias de cumprimento da missão. Todavia, é a habilidade do Espírito Santo que provocará no coração daqueles a quem iremos levar o Evangelho o genuíno arrependimento e conversão.

Queremos deixar claro, de passagem, que nenhum de nós tem todas as unções do Espírito. Em outras palavras, só Jesus teve a plenitude. No entanto o Corpo de Cristo a tem. O Espírito reparte as Suas habilidades a cada um, como lhe apraz. TODOS somos responsáveis por buscar a plenitude da(s) habilidade(s) que nos for confiada, em particular. JUNTOS teremos a PLENITUDE DA UNÇÃO.

Com isto em mente, olhemos para o texto que nos serve de decreto e vejamos os tipos de unções ou habilidades Divinas que o Espírito Santo quer ver desenvolvidas em nós a fim que de cumprirmos a missão para a qual existimos como discípulos e como Igreja.

O SENHOR me ungiu para: PAPEIS DA UNÇÃO

1. PREGADOR – “Para anunciar a Boa Nova aos pobres”. O Espírito Santo nos unge para anunciar a Boa Nova aos pobres. Ele nos chama a exercer o papel de um profeta para anunciar o que é verdadeiro, nobre, reto, puro, lindo, excelente, admirável e digno de louvor para aqueles que reconhecem a sua pobreza espiritual. Temos de estar envolvidos na pregação da boa nova para aqueles que são mansos, humildes e penitentes. Para essas pessoas ensináveis a Palavra de Deus é realmente uma boa notícia. Não hesitemos em proclamar, pregar e anunciar a cura para o câncer espiritual no mundo de hoje. Somos pregadores da justiça em um mundo em densas trevas morais e espirituais.

2. SARADOR – “Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado.” O Espírito Santo nos unge para curar os de coração despedaçado. Aqueles de almas quebradas por causa do pecado, que são realmente humilhados por um sentimento de culpa e medo da ira de Deus contra o pecado, de bom grado receberão um caloroso abraço dos amorosos braços de Cristo, para curar a sua alma estilhaçada por todo tipo de investida das hostes da maldade. As pessoas que se sentem dilaceradas pelas pressões, problemas e preocupações deste mundo precisam experimentar de Deus, o poder restaurador e sarador. Que o Senhor nos use para confortar aqueles que estão sangrando e dispostos a permitir que a Palavra de Deus e o Espírito Santo os salve e remova seus temores. A Igreja tem de ser um lugar de cura em todas as esferas da personalidade humana.

3. LIBERTADOR – “Proclamar liberdade aos cativos e libertação do mundo das trevas aos prisioneiros da escuridão.” O Espírito Santo nos unge para proclamar liberdade aos cativos. Ele nos envia profetas, para pregar; como sacerdotes, para curar e também como um rei, para proclamar a liberdade a todos os prisioneiros do pecado, da opressão do mal e da escravidão de apetites pessoais. Assim como proclamamos libertação do domínio do pecado, podemos anunciar como Cristo nos ajuda a triunfar sobre o mal, renunciando o diabo e suas obras. A palavra de Deus, o Espírito Santo e o sangue do Senhor Jesus Cristo vencem o mundo, portanto devemos levar esperança e bom ânimo para os “prisioneiros da escuridão.” Estamos revestidos de autoridade para quebrar os grilhões prisioneiros e deixar ir em liberdade aquele por quem Cristo já pagou um preço de plena libertação. Publiquemos lá fora a glória do Seu nome, mostrando às pessoas como se apropriarem da Sua livre graça, amor e liberdade.

4. ARAUTO-GUERREIRO ESPIRITUAL – “Para anunciar a todos o ano aceitável de Yahweh, e o Dia da vingança no nosso Deus.” O Espírito Santo nos unge para guerrear contra os inimigos. Não somente proclamamos que chegou o dia tomar de volta tudo o que o diabo roubou (jubileu). Cristo proclama o dia da vingança do nosso Deus contra tudo o que é mal. Está chegando o dia quando os não-cristãos terão de comparecer diante do grande Trono Branco para juízo de sua vida de pecado e devassidão. Sim, anunciamos que Deus julgará vivos e mortos e esse dia se aproxima. Também convém que os cristãos passem diante do Tribunal de Cristo para dar contas a Deus de tudo quanto fizeram. Que possamos aprender a lutar o bom combate da fé, ensinando os outros a colocar a armadura completa de Deus e ir para a frente da batalha pelos corações e mentes das pessoas em todo o mundo. Não nos furtemos em face da oposição, sabendo que maior é aquele que está em nós do que aquele que está no mundo.

5. CONSOLADOR – “Para consolar todos os que andam tristes.” O Espírito Santo nos unge para consolar aqueles que choram. Há tanta tristeza no mundo de hoje com poucas pessoas dispostas a trazer conforto para o ferido! O Espírito de Deus nos habilita exercer o ministério de consolador através da promessa: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação; que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus” (2 Coríntios 1:3,4). Peçamos ao Senhor para ajudar-nos a trazer uma maior quantidade e qualidade de conforto às pessoas que estão em grande necessidade. Que nos dê corações enternecidos que provam empatia diante dos tristes e abatidos. Sejamos transmissores do gozo do Senhor.

6. PORTADOR DA BELEZA EM VEZ DE CINZAS – “E dar a todos os que estão de luto e amargurados em Sião, uma linda coroa em vez de cinzas.” O Espírito Santo nos unge para trazer o que é belo, verdadeiro e santo para a vida de quem vive no desânimo, na deterioração e decadência. Permitamos que Ele nos use para afastar as pessoas da morte para a vida, através da obra redentora de Cristo, nosso Senhor e Salvador. Vamos trazer mais beleza para os corações, as mentes e as almas das pessoas para uma duradoura beleza que agrada ao Senhor, em todos os aspectos, e dar frutos para a eternidade. Sejamos canais que trocam as vestes de luto pelas festivas.

7. DISTRIBUIDOR DO ÓLEO DA ALEGRIA – “Óleo de júbilo em vez de pranto.” O Espírito Santo nos unge para ministrar o óleo da alegria àqueles que estão tristes, angustiados e feridos. Permitamos que outras pessoas possam experimentar um novo brilho no seu rosto por causa do óleo do fruto do Espírito Santo de amor, alegria, paz, paciência, gentileza, bondade, mansidão, fidelidade e domínio próprio. Quando o óleo do Espírito Santo é evidente em nossa vida seremos capazes de manter as chamas da alegria a brilhar e libertar as pessoas das trevas da depressão, desânimo e prostração.

8. POVO DE LOUVOR – “E um manto festivo de louvor em lugar de um espírito abatido.” O Espírito Santo nos unge para louvar a Deus pela sua grandeza, bondade e glória. Ele lança sobre nós as vestes, as evidências de louvor, em vez de luto. Ele nos ajuda a descobrir o poder do louvor para nos levantar quando estamos afundando sob o peso dos sentimentos de desespero. Pessoas que louvam a Deus por Seus atributos encontram livramento de um espírito de abatimento, prostração e desespero.

9. PLANTADORES DE JUSTIÇA – “Eles serão chamados Carvalhos de Justiça.” O Espírito Santo nos unge para plantar e fazer crescer novos discípulos e igrejas em todo o mundo. O Senhor Jesus usa-nos para ajudar a plantar novas sementes que germinam em novos convertidos e igrejas que são usadas por Ele como árvores vivas dando frutos para o benefício de muitos. Deixemos que o Senhor nos use para plantar sementes de justiça, de verdade, de amor, de paz e evangelismo onde quer que vá.

10. EXIBIDORES DA GLÓRIA DE DEUS. “Para manifestação do esplendor da sua glória.” O fim de tudo é a glória de Deus. Todas essas expressões da obra do Messias confiada hoje à Sua Igreja, exibem o esplendor da glória desse Deus maravilhoso que, em Cristo, veio trazer-nos a redenção. Ecoe em nossos ouvidos:

“Anunciai entre as nações a sua glória; entre todos os povos as suas maravilhas” (Sl 96:3)

“E bendito seja para sempre o seu nome glorioso; e encha-se toda a terra da sua glória. Amém e Amém” (Sl 72:19). Nós somos os que encheremos a terra desse conhecimento, na unção do Santo Espírito.

“Então temerão o nome de Yahweh desde o poente, e a sua glória desde o nascente do sol” (Is 59:19). Não podemos dar descanso a nós mesmos até que isto se torne uma realidade.

“Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo. Ele nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado” (Ef 1:5,6,12).

“Eis que o Espírito de Yahweh, o Soberano, está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para anunciar a Boa Nova aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, proclamar liberdade aos cativos e libertação do mundo das trevas aos prisioneiros da escuridão; Para anunciar a todos o ano aceitável de Yahweh, e o Dia da vingança no nosso Deus; para consolar todos os que andam tristes, E dar a todos os que estão de luto e amargurados em Sião, uma linda coroa em vez de cinzas; óleo de júbilo em vez de pranto, e um manto festivo de louvor em lugar de um espírito abatido. Eles serão chamados Carvalhos de Justiça, plantação de Yahweh para manifestação do esplendor da sua glória.”